Para que a turma pudesse   trabalhar de    maneira tranquila   e organizada  conversamos em roda sobre o que podemos fazer na escola e o que fazer para ter um dia tranquilo na escola .   Entre  outras coisas   disseram que na escola tem que trabalhar e não ficar passeando pela sala e depois arrumar as coisas todos juntos. Combinamos, então, quantas crianças poderiam trabalhar juntas nas mesas, quantas cabiam na biblioteca e na casinha... Depois de tudo combinado começamos a trabalhar... 
 Percebi que estava muito difícil para as crianças perceberem o espaço determinado da casinha apenas com uma marca no chão precisavam de um limite mais visível. Propus a elas que colocássemos um  pano na casinha  que seria "a parede" da casinha e para que ele ficasse mais bonito poderíamos fazer desenhos para enfeitá-lo.
      Percebi que estava muito difícil para as crianças perceberem o espaço determinado da casinha apenas com uma marca no chão precisavam de um limite mais visível. Propus a elas que colocássemos um  pano na casinha  que seria "a parede" da casinha e para que ele ficasse mais bonito poderíamos fazer desenhos para enfeitá-lo. 
       Que desenho fazer?  Várias  idéias foram dadas até que o Neder e a Duda disseram: “Que tal juntar as idéias?”  
       E assim foi feito...  
 Em um dos panos teria uma casa que  seria  o Sítio do Picapau Amarelo, teria também a Emília, Dona Benta, Saci, Cuca,    Anjinho da asa quebrada   e borboletas; no outro pano teria palhaço, circo,   Visconde , árvore e borboletas.
        Em um dos panos teria uma casa que  seria  o Sítio do Picapau Amarelo, teria também a Emília, Dona Benta, Saci, Cuca,    Anjinho da asa quebrada   e borboletas; no outro pano teria palhaço, circo,   Visconde , árvore e borboletas.  
          A mãe   da Vitória e da Juliane nos ajudou costurando as   bordas do pano para que pudesse ser encaixado nas extremidades e ficasse bem esticado.  Algumas   crianças se propuseram a desenhar e depois de prontos aumentei o tamanho  dos desenhos o que as deixou encantadas... 
     Próximo passo, passar os desenhos aumentados para o TNT e depois pintá-los com guache,    outras crianças ficaram responsáveis por este trabalho e o resultado  como  elas  definiram foi: 
“Ficou bonito  e chique. 
Todo mundo ajudou um pouco, 
fazendo os desenhos e depois pintando...
Vejam vocês mesmos e depois digam se elas não estão certas ...
Vejam vocês mesmos e depois digam se elas não estão certas ...
Profª Roseane
Parabéns Roseane, pelo seu trabalho.
ResponderExcluirÉ uma delícia ver a turma envolvida em um projeto.
A motivação é outra!
Parabéns a todos pelo blog.
Está muito legal.
abraços
Patrícia OP
Que lindo...trabalhando em canteiros como sempre quis Freinet. Que delícia ler o seu relato Roseane...empolgante. Diga para a Turma que eu amei. Vou mostrar tb, amanhã para a Turma da água, pois precisamos fazer um cenário para o teatro do Saci e a ideia de pintar em TNT é fantástica...Super beijos para toda a Turma do Sítio do Picapau Amarelo...
ResponderExcluirFicou lindo! Parabéns!
ResponderExcluirRoseane, parabéns pelo seu trabalho! Dá para perceber que a sua turma é muito feliz, além dos lindos sorrisos...olhos vibrantes!
ResponderExcluirTurma do Sitio do Picapau Amarelo nós gostamos muito do cenário de vocês e vamos fazer um também, para o nosso teatro HISTÓRIA DE SACI que apresentaremos no Arraiá da Celisa. Obrigado pela ideia. Beijos e abraços. Turma da Água
ResponderExcluir