“Na
instituição de Educação Infantil deve haver espaços
para as diversas linguagens
e para as brincadeiras.
Ao planejar é que surge o momento oportuno pra se questionar
quanto se
tem brincado com as crianças; ensina-se a criança a brincar,
permitimos que
brinquem, ajudamos o grupo de crianças a estruturar repertórios que enriqueçam
suas brincadeiras,
há espaço para a criação de brincadeiras nas salas
e nos
diversos espaços brincantes e nos ambientes da instituição?
E a linguagem? Quantas formas de
expressão
ganham lugar no dia-a-dia com a criança, há espaço
para as
diversidades de dizeres e saberes da criança?
Há espaço para as cores do
arco-íris ou para azuis e amarelos, somente?
Pode rabisco? E o sol com olhos e
boca? E boneco sem braço?
E árvore vermelha? Pode cantar, correr,
movimentar-se?
E ouvir histórias? E recitar poesias? E narrar coisas vividas?
Quantas linguagens estão presentes em nosso grupo?
Cem? Uma? Quantas?"
(Osteto,
1997, p 11)
O Projeto Pedagógico da U.E. busca favorecer práticas
educativas organizadas com as crianças que se constituem nas múltiplas
linguagens, no mundo letrado e na cultura humana à sua volta. No espaço
educativo é necessário motivar as crianças, buscando o interesse, a curiosidade
do saber e a autonomia do pensamento.
O PP contempla as múltiplas linguagens da criança:
linguagem artística, corporal, matemática, linguagem oral, a leitura e escrita,
acrescentando que os trâmites instrumentais destas linguagens devem estar
voltados pelo poético, pelo imaginário, pela fantasia, pelo lúdico e dialógico.
Os jornais, os
livros, os bilhetes, os cadernos de recados, vão para o espaço educacional e
mostram notícias do dia, fatos do cotidiano, são inúmeras as situações em que a
leitura e a escrita aparecem.
Como forma de buscar a qualidade de ensino no espaço da
Educação Infantil, a Proposta Curricular de Educação Infantil da Rede Municipal
de Campinas sugere o desenvolvimento de um trabalho com projetos ou com
“Pedagogia de Projetos”, que empreende uma gestão compartilhada com as
crianças, fundamentada, planejada e avaliada periodicamente. Essa gestão compartilhada
com as crianças demanda um tempo necessário para cada turma conhecer a criança
e diagnosticar o tema do projeto a ser desenvolvido em sala. Essa metodologia
pretende garantir o respeito às características de cada contexto educativo e às
diferenças individuais dos alunos. Pautado nessa metodologia, o professor vai
procurar estabelecer sequências de atividades e, portanto, de aprendizagem que
proporcionem ao máximo a assimilação significativa, por parte das crianças. Dentro
da metodologia de projetos todos podem tomar decisões a respeito de muitas
questões: controle do tempo, divisão e redimensionamento de tarefas, avaliação
do resultado em função do plano inicial.
Continuaremos ainda neste ano de 2012, com o tema
central, o Meio Ambiente, pois este é um tema que está presente nas situações
do dia a dia. Temos como objetivo desenvolver uma consciência ecológica de
direitos e deveres, pois é direito do cidadão ter um ambiente saudável, mas é
um dever de todos preservá-lo. Este tema
pode estabelecer uma intersecção com os projetos das turmas.
A U.E. prioriza o olhar à infância, o direito da
criança no que diz respeito ao cuidar e educar, bem como a individualidade da
mesma. Aproximando assim, a relação família / escola, respeitando os aspectos
culturais, utilizando o registro como forma de documentar, refletir e planejar
a nossa prática.
É
importante lembrar que o registro de desenvolvimento das crianças é realizado
pelas professoras, em forma de relatório individual descritivo e os pais tomam
conhecimento deste registro trimestralmente nas RFEs.