Projeto Pedagógico

     “Na instituição de Educação Infantil deve haver espaços 
para as diversas linguagens e para as brincadeiras.
    Ao planejar é que surge o momento oportuno pra se questionar 
quanto se tem brincado com as crianças; ensina-se a criança a brincar, 
permitimos que brinquem, ajudamos o grupo de crianças a estruturar repertórios que enriqueçam suas brincadeiras,
há espaço para a criação de brincadeiras nas salas
 e nos diversos espaços brincantes e nos ambientes da instituição?
      E a linguagem? Quantas formas de expressão 
ganham lugar no dia-a-dia com a criança, há espaço
para as diversidades de dizeres e saberes da criança? 
Há espaço para as cores do arco-íris ou para azuis e amarelos, somente? 
Pode rabisco? E o sol com olhos e boca? E boneco sem braço? 
E árvore vermelha? Pode cantar, correr, movimentar-se? 
E ouvir histórias? E recitar poesias? E narrar coisas vividas? 
Quantas linguagens estão presentes em nosso grupo? 
Cem? Uma? Quantas?"
(Osteto, 1997, p 11)

O Projeto Pedagógico da U.E. busca favorecer práticas educativas organizadas com as crianças que se constituem nas múltiplas linguagens, no mundo letrado e na cultura humana à sua volta. No espaço educativo é necessário motivar as crianças, buscando o interesse, a curiosidade do saber e a autonomia do pensamento.
O PP contempla as múltiplas linguagens da criança: linguagem artística, corporal, matemática, linguagem oral, a leitura e escrita, acrescentando que os trâmites instrumentais destas linguagens devem estar voltados pelo poético, pelo imaginário, pela fantasia, pelo lúdico e dialógico.
 Os jornais, os livros, os bilhetes, os cadernos de recados, vão para o espaço educacional e mostram notícias do dia, fatos do cotidiano, são inúmeras as situações em que a leitura e a escrita aparecem.  
Como forma de buscar a qualidade de ensino no espaço da Educação Infantil, a Proposta Curricular de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas sugere o desenvolvimento de um trabalho com projetos ou com “Pedagogia de Projetos”, que empreende uma gestão compartilhada com as crianças, fundamentada, planejada e avaliada periodicamente. Essa gestão compartilhada com as crianças demanda um tempo necessário para cada turma conhecer a criança e diagnosticar o tema do projeto a ser desenvolvido em sala. Essa metodologia pretende garantir o respeito às características de cada contexto educativo e às diferenças individuais dos alunos. Pautado nessa metodologia, o professor vai procurar estabelecer sequências de atividades e, portanto, de aprendizagem que proporcionem ao máximo a assimilação significativa, por parte das crianças. Dentro da metodologia de projetos todos podem tomar decisões a respeito de muitas questões: controle do tempo, divisão e redimensionamento de tarefas, avaliação do resultado em função do plano inicial.
Continuaremos ainda neste ano de 2012, com o tema central, o Meio Ambiente, pois este é um tema que está presente nas situações do dia a dia. Temos como objetivo desenvolver uma consciência ecológica de direitos e deveres, pois é direito do cidadão ter um ambiente saudável, mas é um dever de todos preservá-lo.  Este tema pode estabelecer uma intersecção com os projetos das turmas.
A U.E. prioriza o olhar à infância, o direito da criança no que diz respeito ao cuidar e educar, bem como a individualidade da mesma. Aproximando assim, a relação família / escola, respeitando os aspectos culturais, utilizando o registro como forma de documentar, refletir e planejar a nossa prática.
É importante lembrar que o registro de desenvolvimento das crianças é realizado pelas professoras, em forma de relatório individual descritivo e os pais tomam conhecimento deste registro trimestralmente nas RFEs.