sábado, 21 de julho de 2012

Turma do Dinossauro

Livro de Combinados

No desenvolver do projeto "Qual será o nome da turma?", na roda, as crianças concluiram que fazendo parte de um grupo precisaríamos respeitar uns aos outros para que nossos trabalhos brincadeiras e jogos pudessem acontecer.
Assim surgiu o livro "Nossos Combinados".






Professora Flávia


3 comentários:

  1. O trabalho com os combinados é muito importante na educação infantil, serão experiências aprendidas e utilizadas diariamente em toda a vida.
    Estamos falando de combinados que foram construídos com o grupo com a finalidade de aumentar a oportunidades de exploração desenvolvimento para todas as crianças. Muito diferente de regra que alguém determinou para o outro seguir.
    Com os combinados as crianças não percebem mas estão refletindo "será que isto é bom para mim, e para meu amigo?" " precisa ser assim, posso fazer de outro jeito?", "eu falo e posso ser ouvido" "preciso ter cuidados ao brincar no parque porque posso me machucar ou machucar o colega" "cuido do meu espaço e não quero estragar nada" e assim juntamente com outras vivências vão se formando as aprendizagem que moldam a personalidade de cada um.
    Então podemos afirmar que o trabalho com os combinados, não é apenas para as poucas horas que a criança fica na escola é para toda a vida não é mesmo!!!!
    O trabalho com os combinados não é fácil, acontece todo dia e todo tempo. Quando uma criança aguarda sua vez para falar, ou não tira a força o brinquedo que está na mão do amigo, percebemos que o trabalho está dando resultados.
    Sou testemunha que na turma do dinossauro o trabalho está indo muito bem, vejo crianças alegres, solidárias,que gostam compartilhar a companhia dos amigos, da professora e dos outros adultos da escola.
    É muito bom ver seja na escola ou em qualquer outro lugar crianças felizes, aprendendo e ensinando que podemos viver num mundo onde respeita-se as diferenças!!!

    ResponderExcluir
  2. É tão bom trabalhar assim...adorei. Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Brilhante idéia, percebi que algumas atitude propostas no livro meu filho trouxe para casa... Obrigada. Deus abençoe o lindo trabalho de todos os educadores e demais funcionários da escola que estão envolvidos no projeto.

    ResponderExcluir