Turma do Sítio do Picapau Amarelo "4
camas para 7 anões?"
Na turma do Sítio
do Picapau Amarelo toda conversa, todo trabalho não passa desapercebido, tem
sempre algo a mais para inventar...
Uma conversa
sobre alimentação saudável e alguém já fala “Podemos fazer um piquenique só
de alimentos saudáveis.”, e outra criança completa “Mas não pode ser aqui dentro da
sala, piquenique é num lugar aberto.”
e mais outra “Pode ser lá no parque”.
Levo para
sala livros para que as crianças tenham repertório de possibilidades ao criar
usando sucatas no ateliê de recorte e colagem. Pois ninguém aprende do nada,
sem modelo, mas não o modelo igual para todos, mas sim a partir do modelo criar
o seu próprio. E lá está o Neder olhando e diz “Quero fazer um carro igual a
este, mas não de caixa, quero de madeira!” (Ai, ai, ai, eu não disse
que o livro não tinha objetivo de levar as crianças a fazerem igual à proposta
do livro, que modelo não é para fazer igual?!). E vamos nós para mais um
projeto de trabalho: piquenique mais construção de um carro de madeira que o Neder
concordou em fazermos para a turma, mas a Duda já propôs “Pode ser dois: um de menino e
outro de menina.” (Ainda bem que tem o recesso para descansar, ou
melhor, recarregar a bateria para a volta...)
A última da
turma foi o Jhonatan ter emprestado na biblioteca o livro “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES” e ao devolver diz:
"Tem uma coisa esquisita nesta página, olha... (depois mostra a capa do livro, contando...) 7 anões, não tem cama para todo mundo" |
Fiquei
tentada em dar-lhe a resposta, pois não é isso que se espera do professor?
Ensinar o aluno, dar as respostas e esperar que ele se contente com a resposta
e a reproduza corretamente? Não dar as
respostas prontamente tem exigido de mim um grande treino, pois ainda me pego
dando algumas respostas, mas alguém já me disse “Calma, não tivemos na escola modelo de professores que nos queremos
ser, vamos ter que aprender.” E assim vou levando... Aprendendo ...
Aprendendo... Mas voltando a grande indagação do Jhonatan, pedi a ele que
contasse para a turma na hora da roda o “erro” que ele havia descoberto no
livro e assim a turma poderia ajudar a resolver o problema.
Na roda...
Na roda...
Duda:
“Alguém deve ter arrancado a página do
livro.“
Jhonatan:
“Não, não falta página”
Carol:
“Então, desenharam mais anões na capa.”
Problematizo:
“Mas na história não são 7 anões? ”
Chega
à perua, hora de ir embora...
Jhonatan:
“Amanhã a gente continua a resolver o problema”.
No dia
seguinte alguém se lembra do problema e para auxiliar na resolução do “Grande Problema”
introduzo alguns elementos, pois é isto que se espera do professor que
instrumentalize os alunos auxiliando-os nos seus tateios. Levo para roda 4
camas (papel) e 7 anões (canetinhas). Sempre mostrando a página que levou a
elaboração de tantas hipóteses.
"E aí, como resolver o problema?"
Neder levanta a mão e diz:
"Eu sei, os anões dividem a cama (junta os dedos de dois em dois, apontando para as camas). Mas,2,2,2,2 são 8 anões, onde "tá" o outro?" |
Felipe, diz:
"Já sei. 2 aqui, 2 aqui, 2 aqui, 1 aqui, são 7! Ou junta as 4 camas." |
Yasmin, diz:
"Junta 3 camas e cabem 6 anões e 1 anão fica separado." |
E eu
continuo a mostrar a página...
"Eu sei, Roseane", diz a Carol:
"Separa as camas e coloca 2 anões em cada cama e 1 anão fica sozinho." |
Neste momento já percebo que o Jhonatan solucionou
o problema, mas ainda dou chance para outras crianças testarem suas hipóteses
que nessa altura já são todas parecidas e mesmo com sua dificuldade de fala
(que em nada a impede de contar suas novidades), Bárbara levanta a mão e vai
até o livro, conta mostrando o desenho das outras camas que não aparecem por inteiro na
ilustração:
"1, 2, 3, 4 e ati, ati, ati." |
Jhonatan
fica bravo, vira as costas e diz: ”Eu
tinha descoberto!
“Então vem aqui ajudar a Barbara a explicar
para a turma.”
Ele diz: “A gente não viu a madeira das outras camas,
3 camas.”
E conta: "1, 2,3,4,5,6,7".
Faço mais
três camas. Jhonatan e Bárbara colocam cada anão na sua cama e contam novamente.
“Então, 4 camas mais três
camas...”
Todos respondem: "7 camas! Problema resolvido!"
“Agora tem que escrever no Livro da Vida que o
problema “tá” resolvido”, diz o Jhonatan.
Quanto raciocínio lógico matemático foi trabalhado... Ainda bem que eu consegui ficar quieta!
Profª Roseane
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