sábado, 30 de junho de 2012


        Turma do Sítio do Picapau Amarelo              "4 camas para  7 anões?" 

Na turma do Sítio do Picapau Amarelo toda conversa, todo trabalho não passa desapercebido, tem sempre algo a mais para inventar...
Uma conversa sobre alimentação saudável e alguém já fala “Podemos fazer um piquenique só de alimentos saudáveis.”, e outra criança completa “Mas não pode ser aqui dentro da sala, piquenique é num lugar aberto.” e mais outra “Pode ser lá no parque”.  
Levo para sala livros para que as crianças tenham repertório de possibilidades ao criar usando sucatas no ateliê de recorte e colagem. Pois ninguém aprende do nada, sem modelo, mas não o modelo igual para todos, mas sim a partir do modelo criar o seu próprio. E lá está o Neder olhando e diz “Quero fazer um carro igual a este, mas não de caixa, quero de madeira!” (Ai, ai, ai, eu não disse que o livro não tinha objetivo de levar as crianças a fazerem igual à proposta do livro, que modelo não é para fazer igual?!). E vamos nós para mais um projeto de trabalho: piquenique mais construção de um carro de madeira que o Neder concordou em fazermos para a turma, mas a Duda já propôs “Pode ser dois: um de menino e outro de menina.” (Ainda bem que tem o recesso para descansar, ou melhor, recarregar a bateria para a volta...)
A última da turma foi o Jhonatan ter emprestado na biblioteca o livro “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES” e ao devolver diz: 

"Tem uma coisa esquisita nesta página, olha... (depois mostra a capa do livro, contando...)  7 anões, não tem cama  para todo mundo"

Fiquei tentada em dar-lhe a resposta, pois não é isso que se espera do professor? Ensinar o aluno, dar as respostas e esperar que ele se contente com a resposta e  a reproduza corretamente? Não dar as respostas prontamente tem exigido de mim um grande treino, pois ainda me pego dando algumas respostas, mas alguém já me disse “Calma, não tivemos na escola modelo de professores que nos queremos ser, vamos ter que aprender.” E assim vou levando... Aprendendo ... Aprendendo... Mas voltando a grande indagação do Jhonatan, pedi a ele que contasse para a turma na hora da roda o “erro” que ele havia descoberto no livro e assim a turma poderia ajudar a resolver o problema.  
         Na roda... 

         Duda: “Alguém deve ter arrancado a página do livro.“
         Jhonatan: “Não, não falta página”
         Carol: “Então, desenharam mais anões na capa.”
         Problematizo: “Mas na história não são 7 anões? ”
         Chega à perua, hora de ir embora...
         Jhonatan: “Amanhã a gente continua a resolver o problema”.

No dia seguinte alguém se lembra do problema e para auxiliar na resolução do “Grande Problema” introduzo alguns elementos, pois é isto que se espera do professor que instrumentalize os alunos auxiliando-os nos seus tateios. Levo para roda 4 camas (papel) e 7 anões (canetinhas). Sempre mostrando a página que levou a elaboração de tantas hipóteses.
"E aí, como resolver o problema?"
          Neder levanta a mão e diz:

"Eu sei, os anões dividem a cama (junta os dedos de dois em dois, apontando para as camas). Mas,2,2,2,2 são 8 anões, onde "tá" o outro?"

          Felipe, diz: 

"Já sei. 2 aqui, 2 aqui, 2 aqui, 1 aqui, são 7! Ou junta as 4 camas."

Yasmin, diz: 

"Junta 3 camas e cabem 6 anões e 1 anão fica separado."

E eu continuo a mostrar a página... 
"Eu sei, Roseane", diz a Carol:

"Separa as camas e coloca 2 anões em cada cama e 1 anão fica sozinho."

Neste momento já percebo que o Jhonatan solucionou o problema, mas ainda dou chance para outras crianças testarem suas hipóteses que nessa altura já são todas parecidas e mesmo com sua dificuldade de fala (que em nada a impede de contar suas novidades), Bárbara levanta a mão e vai até o livro, conta mostrando o desenho das outras camas que não aparecem por inteiro na ilustração:

"1, 2, 3, 4 e ati, ati, ati."

Jhonatan fica bravo, vira as costas e diz: ”Eu tinha descoberto!
         “Então vem aqui ajudar a Barbara a explicar para a turma.”
Ele diz: “A gente não viu a madeira das outras camas, 3 camas.”
E conta: "1, 2,3,4,5,6,7".
Faço mais três camas. Jhonatan e Bárbara colocam cada anão na sua cama e contam novamente.


         “Então, 4 camas mais três camas...”
Todos respondem: "7 camas! Problema resolvido!"  
“Agora tem que escrever no Livro da Vida que o problema “tá” resolvido”, diz o Jhonatan.

Quanto raciocínio lógico matemático foi trabalhado... Ainda bem que eu consegui ficar quieta!

Profª Roseane
       

sexta-feira, 29 de junho de 2012



No Arraiá Tancredo teve dança, comida, 
barracas de pesca , argola e boca do palhaço, prendas
 e muita, muita diversão...


Brincando nas barracas...
PESCARIA
ARGOLA
BOCA DO PALHAÇO

No Arraiá também teve, é claro
muita caipirada linda dançando...

Turma do Pica pau, Profª Patrícia
  "Roda dos Bichos", do Palavra Cantada


Turma do Dinossauro, Profª Flávia
  "Chico Bento, Chico Bento"



Turma do Sítio do Picapau Amarelo, Profª Roseane
  "Festa", de Rogério Azeredo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Esta semana está especial no Arraiá Tancredo.
Temos  muitas coisas para colocar no blog, acompanhem!!!!

Quarta feira foi o dia do brinquedo,  as crianças da manhã não brincaram ainda  pois o dono do brinquedo ficou doente e não pode ir, mas não fiquem tristes não, SEGUNDA FEIRA ele volta .
A turma da tarde brincou bastante. Vejam só!


Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega...

Obstáculos, Sensações...

Nossa! parece que o céu ficou pertinho!

Vamos turma, lá em cima é legal!

E tem muito mais..... o teatro de lendas foi ótimo, ritmos do campo com a dupla Dona Cida na sanfona e  seu Valdir no cavaquinho foi inesquecível, e ainda  temos festa de aniversário e barracas divertidas....

terça-feira, 19 de junho de 2012

UMA PALAVRINHA
SOBRE O
ARRAIÁ DO TANCREDO

   Nos meses de Junho e Julho, as crianças veem por toda parte chapéu de palha, vestidos floridos, bandeirinhas, quermesse, milho cozido, pipoca, doce de leite, coco, canjica, música sertaneja e muitas outras coisas que lembram a vida no sítio.
     A escola aproveitará a curiosidade das crianças para desenvolver a proposta pedagógica “a importância do homem do campo e sua contribuição para nosso dia a dia”.
     De onde vem o leite que bebemos todo dia?  Como o milho foi parar na latinha? O pão é gostoso.  Do que é feito, de onde vêm os ingredientes? Arroz, feijão que delícia! Como chegam à mesa? São perguntas que algumas crianças fazem e precisam ser pensadas e respondidas. 
      A equipe escolar gostaria de ressaltar que o trabalho bem como, as músicas escolhidas, as brincadeiras, a culinária, não se vinculam a nenhuma religião. Todo o aprendizado e experiência     que se propõe são para valorizar nossa cultura e o trabalho do campo.  Não haverá tendenciamento a nenhuma religião.
   A escola oferecerá cardápio típico feito por nossas merendeiras (bolo de fubá, doce de abóbora caseiro, batata doce cozida, arroz doce e até pão caseiro). Vários experimentos, comida típica de sítio. Que delícia!
    O projeto culminará com visita a um sítio que está sendo planejado para o segundo semestre, onde as crianças  vivenciarão a vida do sítio, conhecendo  os animais, horta e a maneira de trabalhar.

Contamos com a colaboração dos familiares.
Nosso muito obrigado.

Equipe Escolar


“EMEI DO CIS DR.TANCREDO A. NEVES
                                27 ANOS   1985 – 2012

email: emeitancredo@ig.com.br        Fone:32-694720
                                                        


COMUNICADO  - JUNHO  2012


Dia 22/06 ( 6ª feira): Reunião de Formação da Equipe. Não haverá aula.
Dia 26/06 ( 3ª feira): Conhecendo os Ritmos do Campo:
“ Modinhas Caipiras”. Doces Típicos, Bolo de Cenoura com calda de Chocolate.
Dia 27/06 (4ª feira): Brinquedo Inflável, Bolo de Fubá e Doces Típicos.
Dia 28/06 (5ª feira): Teatro na Escola com a peça  :”Lado de Lá”. Doce de Abóbora Caseiro, Pipoca. 
O teatro será apresentado no horário normal de aula.
Dia 29/06 (6ª feira): Festa dos  Aniversariantes  dos  meses Maio  e  Junho. Festa  Interna "Brincando no Arraia Tancredo” com Barracas de Pesca, Argola e Boca do Palhaço. Entrega  de “prendinhas”. Lanche especial, Doces típicos e Pipoca. 
Neste dia as crianças  poderão  vir    com roupas típicas ou de passeio.

          Agradecemos a contribuição do mês de maio e contamos com a parceria das famílias.   Opine, critique, participe do Conselho de Escola, siga o blog, dê suas sugestões.


Obs: No  mês  de Junho  haverá   a visita do  dentista  do  Posto  de  Saúde   “Tancredão”,   para
Avaliação de Prevenção Bucal.



                                                            Equipe Escolar

sábado, 9 de junho de 2012

CLIPE DA TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Para homenagear as pessoas especiais as crianças escolheram a música "Vou tomar banho e me ensaboar", do grupo Palavra Cantada.  
Inicialmente iam apenas cantar a música preferida mas tive a ideia de fazer um clipe, propus e eles adoraram a ideia. Antes, perguntei se sabiam o que era um clipe e o Neder enfaticamente disse "é aquilo que a gente usa para juntar papel", expliquei a diferença e mostrei alguns clipes para entenderem melhor.
Tudo entendido combinamos onde cada criança participaria, o material que precisávamos para demonstrar o que música dizia, tiramos as fotos, decidimos a dedicatória do clipe, que ficou assim ...

"A todas as 
pessoas especiais 
que a noite antes de dormir 
coloca o cobertor 
na gente e no ursinho. 
Faz cafuné, 
massagem no pé 
e dá beijo de boa noite"


A satisfação ao ver o resultado do trabalho ficou estampado na carinha das crianças ao assistirem o clipe pronto
e na apresentação às pessoas especiais.



Este clipe virou um livro que fica na biblioteca da nossa sala e é emprestado para a turma levar para casa. No final do livro tem um CD com o clipe gravado para poder curtir o clipe uma, duas , três... quantas vezes quiser.



quinta-feira, 7 de junho de 2012

HOMENAGEM ÀS PESSOAS ESPECIAIS

Nossa festa em homenagem as mães e/ou a pessoa da família que faz  a diferença na vida das nossas crianças foi um sucesso!!

   Em respeito à diversidade de situações vividas pelas crianças, em respeito às crianças órfãs, as adotadas, as criadas  pelos avós, tios ou somente pelos pais nossa homenagem foi direcionada as pessoas significativas na vida das crianças. E assim foi... 
Contamos com a presença      de mães com    todos seus filhos, mães  juntamente com  avós, mãe com o pai, somente o pai, a avó ...

Acolhemos as mais diferentes pessoas significativas na vida das crianças contando a história  da Turma da Mônica "As três letrinhas". E como já era de se esperar regada com muitas lágrimas.



 As crianças
apresentaram as músicas que mais gostam de cantar com a turma.






                                         







Após grandes emoções todos colocaram “mãos na massa”  para  customizar   a ecobag de TNT com a  qual seria presenteada a pessoa merecedora do afeto da criança.

Momentos de intenso trabalho...

                                           
De grande criatividade...   





E para finalizar  o dia nada melhor que saborear um delicioso lanche comunitário com bolo oferecido pela escola ... 



... no galpão decorado com o painel de fotos 
“Pessoas Especiais”.