segunda-feira, 30 de abril de 2012

TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

      Para que a turma pudesse   trabalhar de    maneira tranquila   e organizada  conversamos em roda sobre o que podemos fazer na escola e o que fazer para ter um dia tranquilo na escola .   Entre  outras coisas   disseram que na escola tem que trabalhar e não ficar passeando pela sala e depois arrumar as coisas todos juntos. Combinamos, então, quantas crianças poderiam trabalhar juntas nas mesas, quantas cabiam na biblioteca e na casinha... Depois de tudo combinado começamos a trabalhar...
      Percebi que estava muito difícil para as crianças perceberem o espaço determinado da casinha apenas com uma marca no chão precisavam de um limite mais visível. Propus a elas que colocássemos um  pano na casinha  que seria "a parede" da casinha e para que ele ficasse mais bonito poderíamos fazer desenhos para enfeitá-lo.
       Que desenho fazer?  Várias  idéias foram dadas até que o Neder e a Duda disseram: “Que tal juntar as idéias?” 
       E assim foi feito...  
        Em um dos panos teria uma casa que  seria  o Sítio do Picapau Amarelo, teria também a Emília, Dona Benta, Saci, Cuca,    Anjinho da asa quebrada   e borboletas; no outro pano teria palhaço, circo,   Visconde , árvore e borboletas. 
          A mãe   da Vitória e da Juliane nos ajudou costurando as   bordas do pano para que pudesse ser encaixado nas extremidades e ficasse bem esticado.  Algumas   crianças se propuseram a desenhar e depois de prontos aumentei o tamanho  dos desenhos o que as deixou encantadas...
     Próximo passo, passar os desenhos aumentados para o TNT e depois pintá-los com guache,    outras crianças ficaram responsáveis por este trabalho e o resultado  como  elas  definiram foi: 

“Ficou bonito  e chique.
Todo mundo ajudou um pouco,
fazendo os desenhos e depois pintando...

Vejam vocês mesmos  e depois digam se elas  não estão  certas ...


Profª Roseane

quarta-feira, 25 de abril de 2012

EXTRA! EXTRA! EXTRA!


       Cada turma da escola 
ganhou um ou mais colegas especiais.
   São os Mascotes chegando para trabalhar o estreitamento de laços afetivos com a criança, com a família e com a turma, o desenvolvimento da responsabilidade, do faz de conta, de lidar com situações que geram expectativas e frustrações; também pode ser um elo entre conhecimentos adquiridos, compartilhados em sala de aula.
     A partir do mês de maio as mascotes começam a visitar a casa de cada criança por um ou dois dias participando da rotina da família. 
      Junto com o mascote vai um diário onde a criança e seus familiares registram as aventuras vividas por ela e na Roda do dia seguinte é socializado com a turma, podem desenhar como também colocar fotos deste momento que certamente será especial e aguardado com muita ansiedade. 
    Para se familiarizar com os mascotes, segue abaixo  foto de cada mascote:


Turma do Sítio do Picapau Amarelo
Profª Roseane


Turma do Dinossauro
Profª Flávia


Turma do Pica-Pau
Profª Patrícia


Turma do Urso
Profª Ana Lúcia



Turma do Jacaré
Profª Elaine


Turma do Gatinho
Profª Eliana
  



segunda-feira, 23 de abril de 2012

PAREDE DE AZULEJO E DE GIZ

Dia 11 de Abril,
  mais um dia especial para as crianças.
Inauguração de um novo espaço  brincante: 

 
Parede de azulejo e de giz

           Este  é mais um espaço da escola   que  estimula  a criatividade das crianças.     

    

Neste espaço, as crianças podem   explorar  com as mãos e pincéis
as cores e suas
               diferentes misturas.  



  Foi um dia muito  especial , além do lanchinho gostoso teve algodão doce, cama elástica e sorvete.

  
Hummmmm, que delícia...

Neste dia, as crianças precisaram ficar de molho junto com a roupa...


quinta-feira, 19 de abril de 2012

TURMA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

           Na nossa roda da conversa o Jhonatan nos contou que não pode comer pizza todo dia, só dois dias (final de semana), motivado por ele as crianças começaram a falar sobre o que comem em casa. Surgiu, então, mais um tema para estudarmos: “Alimentação Saudável”.
          Vimos a pirâmide alimentar que indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.  Montamos uma pirâmide com os alimentos da casinha e estamos montando uma para deixar no mural da nossa sala e para que as crianças possam ensinar em casa enviei uma para os pais deixarem na porta da geladeira. 

        Com este trabalho as crianças começam a perceber a importância de se alimentarem corretamente e que os alimentos que estão na base da pirâmide podem consumir bastante, mas com moderação; seguidos de outros alimentos que podem comer mais, outros menos e outros menos, menos, menos, como diz a Yasmin.

Profª Roseane

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PÁSCOA

    A semana que antecedeu a Páscoa foi de intensa movimentação na escola. Foram desenvolvidas atividades e brincadeiras objetivando a construção de valores importantes para a formação das crianças sem conotação religiosa.
     Trabalhamos valores e conceitos como não violência, amizade, companheirismo, solidariedade, respeito, atitudes positivas em relação a si mesmo e ao outro.Entendemos que estes valores são importantes na formação das crianças e devem ser construídos dia a dia.
       Dentre as atividades desenvolvidas esteve a culinária.


       As crianças fizeram juntas a receita “ovinhos de leite ninho”, degustaram com os amigos e levaram para casa a construção do esforço coletivo para partilhar com os familiares.                       
As salas viraram uma
“Fantástica Fábrica de Chocolate”!

Para quem ficou com água na boca, segue a receita:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite em pó
3 xícaras de achocolatado
Misture tudo, faça enroladinhos e coma.
   Finalizando as atividades da semana, as crianças receberam uma carta do coelho que dizia que para ganhar um ovo bem grandão que seria partilhado numa grande roda, elas deveriam montar o quebra-cabeça do coelho, para achar as peças deveriam seguir as pistas.
       Foi uma correria... 
     Era criança tentando adivinhar a pista, criança correndo pra procurar a peça do quebra-cabeça, correndo para levar a peça... 


Ainda bem que houve uma paradinha para repor a energia, comendo um ovinho deixado pelo coelho junto com uma peça. Energia reposta continua a procura dos ovos.
Finalmente acharam a última pista, os ovos foram deixados na cozinha. As meninas que fazem o lanche trouxeram uma cesta com 3 grandes ovos ...

      E juntas numa grande roda as crianças partilharam os ovos, vivenciando assim o verdadeiro sentido da Páscoa.
                             
Com direito, é claro
de lamber os dedos, de se lambuzar...



PALESTRA MEIO AMBIENTE

      No dia 03/04, as crianças receberam a visita da Polícia Militar Ambiental, um segmento especializado da polícia que além de fiscalizar e combater os delitos ambientais desenvolve junto a crianças em idade escolar trabalho de conscientização através de projetos de educação ambiental.



















     As crianças ouviram do policial Gomes a palestra
“Aprendendo a preservar o meio ambiente”.
     Temas relacionados à água, flora, fauna, destinação de resíduos, preservação das matas, dos mananciais que sofrem com resíduos descartados irregularmente foram abordados.

      No final da palestra receberam a cartilha “Educação em Meio Ambiente”, contento textos e ilustrações para colorir referentes à ecologia, fauna, flora, destinação de resíduos, ética e cidadania.
Agradecemos a presença e a iniciativa da Polícia Ambiental em promover ações que conscientizem a população da necessidade da preservação do meio ambiente fundamental para a sobrevivência da humanidade.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA

      Páscoa é uma data especial, pois simboliza a mudança e renova a esperança.
Esperança de um mundo melhor.
   Acreditamos ser possível melhorar o mundo ensinamos
isso às crianças. Não é difícil...  Plantar uma árvore, cuidar
dos bichinhos, dizer bom dia, obrigado, por favor.
  Preocupar- se de verdade com os outros...
 Dar um abraço no amigo,  cuidar  dos   menores, amar  os idosos,  partilhar os brinquedos da  sala,   cuidar    da   sua mochila,  do seu   caderno,   não    destruir  os    brinquedo,    ser    feliz brincando  na areia,  ser  feliz   brincando     com    brinquedos simples.
Respeitar  e ser respeitado, ouvir  e saber ouvir o outro.
Enfim... No dia a dia  estamos   construindo     
um mundo   muito mais harmonioso e feliz para as crianças.
Esta é a Páscoa que acreditamos e buscamos.
Queremos   agradecer  a    parceria  e   a    oportunidade  de  juntos construirmos um mundo de Paz!  Desejando  as     nossas crianças e a todos familiares uma fraterna e...
                                             
FELIZ  PÁSCOA!